Senso Comum e Senso Crítico

SENSO COMUM e SENSO CRÍTICO

Antes de haver Filosofia, predominava entre os gregos, na antiguidade, o senso comum. 

O senso comum pode ser definido como a concordância sobre uma ideia ou atitude sem questionar. É algo que é pensado como consequência das experiências que vivemos no cotidiano, sendo que essa vivência é compreendida de forma ingênua. 

Por exemplo: "o político falou isso? Então só pode ser verdade". Só porque uma autoridade ou um famoso disse algo, então muitos acham que é verdade o que foi dito. Aceitam a opinião do famoso sem se preocupar em analisar o que disseram. 

Imagine um comentarista esportivo, durante a transmissão de um jogo de futebol na televisão dizendo: "Todo brasileiro gosta de futebol". Será verdade isso? Todo brasileiro gosta de futebol? A palavra "todo" indica uma generalização perigosa, pois na verdade, nem todos os brasileiros gostam de futebol. 

É preciso analisar o que está sendo dito. A partir da análise e questionamento das ideias expostas por uma autoridade ou um famoso, ocorre uma mudança de senso comum para o senso crítico. 

Não podemos acreditar em algo baseado somente em estatísticas, ou seja, só porque a maioria acredita eu não posso me deixar levar a acreditar sem antes analisar os fatos. 

No senso crítico, somos convocados a analisar as opiniões e objetos de investigação de todos os ângulos possíveis. 

Coloque um objeto no meio de uma sala e chame quatro pessoas e posicione-as uma em cada canto da sala. Cada pessoa irá olhar o objeto no centro da sala e só poderá falar algo do objeto a partir do ângulo de visão em que se encontra. Para melhor conhecer o objeto as pessoas deverão trocar informações sobre o que veem ou mesmo andar em volta do objeto para descrevê-lo com mais veracidade. 

O senso crítico, portanto, exige uma visão da realidade que considere todos os lados de uma situação. 

Platão, em seu livro "A República", trata sobre essa questão entre senso comum e senso crítico, quando ele apresenta o famoso "Mito da Caverna". Mas sobre isso, conversamos noutro momento.
Deixe suas dúvidas ou contribuições nos comentários. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Assim? Explicando a Filosofia? Introdução aos Estudos